A Metodologia Suzuki foi desenvolvida pelo violinista, professor e pedagogo Shinichi Suzuki nascido em 1898 na cidade de Nagoya, no Japão onde estudou violino até ter a oportunidade de se aperfeiçoar na Alemanha.
O Método Suzuki, também conhecido como “Educação do Talento”, foi elaborado após Suzuki ter observado e meditado profundamente sobre como as crianças aprendem com tanta naturalidade a falar sua língua materna e resolveu aplicar estes princípios ao ensino musical. Muito além de um método mas uma filosofia de vida, Suzuki acreditava que a habilidade musical não é um talento hereditário mas que qualquer criança poderia desenvolvê-la desde que direcionada e estimulada a isso da mesma maneira com que aprendem a falar.
Alguns fatores são decisivos no desenvolvimento da criança como:
– Um meio ambiente favorável pode estimular algumas habilidades na criança.
– Apoio e incentivo dos pais é determinante para o desenvolvimento musical da criança.
– Escutar diariamente as músicas que deseja aprender assim como ouvimos o nosso idioma todos os dias. Isso faz com que a criança aprenda mais facilmente as músicas.
– Sempre revisar as lições aprendidas até alcançar a qualidade desejada. E sempre com muito amor e dedicação respeitando o tempo individual de cada um.
Suzuki não queria apenas formar grandes músicos mas que através da músicas se transformassem em seres
humanos nobres e de bom coração.

Shinichi Suzuki, criador da metodologia Suzuki